APOSTILA IFAP 2016 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS COMPLETA E ATUALIZADA DE ACORDO COM EDITAL.
http://www.aprendamaiscentrodeestudos.com.br/apostila-ifap-2016-tecnico-em-assuntos-educacionais-77955210xJM
http://www.aprendamaiscentrodeestudos.com.br/apostila-ifap-2016-tecnico-em-assuntos-educacionais-77955210xJM
CONFIRA NOSSA PROMOÇÃO!!!
SOMENTE CLIQUE EM COMPRAR SE FOR REALMENTE ADQUIRIR A APOSTILA
APOSTILA COM APROXIMADAMENTE 900 PÁGINAS DE TEORIA + PROVAS GABARITADAS DE CONCURSOS ANTERIORES.
*Não há indice geral na apostila, cada tema é abordado em um arquivo PDF diferente de acordo com os tópicos exigidos no edital 2016.
*Não vendemos apostilas impressas, somente apostilas em PDF e impressão permitida se o cliente desejar.
* Documentos institucionais e dispositivos legais sugeridos no edital são apresentados na íntegra e sem comentários em nossas apostilas. Estes conteúdos e textos legais também estão disponíveis na internet, conforme os links mencionados no próprio edital.
*Não enviamos amostras de conteúdo.
*Os arquivos das provas são zipados. Há necessidade de ter instalado na máquina o programa Winrar (descompactador de arquivos zipados).
* A apostila é enviada por email em até 24h úteis após a aprovação do pagamento. Os prazos para aprovação são: boletos - até 2 dias úteis e cartão de crédito - aprovação imediata.
CONTEÚDO
LÍNGUA PORTUGUESA
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio daortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão. 4.1Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual.4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocaçãodos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
LEGISLAÇÃO E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1 Administração Pública e governo: conceito e objetivos. 2 Os princípios administrativos expressos: legalidade, impessoalidade,moralidade, publicidade e eficiência. 3 Os princípios administrativos implícitos ou reconhecidos: supremacia do interesse público,autotutela, indisponibilidade, continuidade dos serviços públicos, proporcionalidade. 4 Poderes e deveres do administradorpúblico. 5 Tipos e formas de controle da Administração Pública. 6 Controle administrativo da Administração Pública. 7 Lei n.º9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo). 8 Contratos administrativos: conceito, características, formalização. 9 Licitações:princípios, obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade, modalidades e procedimentos.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
1 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Officee LibreOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet.3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 3.3 Programas de correioeletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos dediscussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento deinformações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus,worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).
RACIOCÍNIO LÓGICO
1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ouproposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de Morgan. 3.5 Diagramaslógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógicoenvolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS
1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Da Educação – do art. 205 ao art. 214, Da Ciência, Tecnologia eInovação – do art. 218 ao art. 219-B, Da Família, Criança, Adolescente, Jovem e Idoso na Constituição Federal – do art. 226 aoart. 230). 2 Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN) – do art. 1.º ao art. 9.º, do art. 12 ao art.27, do art. 35 ao art. 67 e do art. 80 ao art. 86). 3 Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei n.º 8069/1990 – do art. 1.º ao6.º, do art. 15 ao art. 71 e do art. 98 ao art. 105). 4 Plano Nacional de Educação (Lei n.º 13.005/2014 – Diretrizes e Metas: 3, 4, 6a 8, 10 a 16 e 20). 5 Educação profissional (história, princípios, níveis e modalidades, Decreto n.º 5.154/2004 e Diretrizescurriculares nacionais para educação profissional técnica de nível médio). 6 Ensino médio (história, objetivos, currículo, Diretrizescurriculares nacionais para o ensino médio e avaliação). 7 Educação de jovens e adultos (concepção, andragogia, currículo,avaliação e EJA integrada à educação profissional – PROEJA). 8 Educação superior (organização da educação superior, regulaçãodo ensino de graduação – legislação e normas, regulação do ensino de pós-graduação e avaliação da educação superior –Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES). 9 Educação a distância (história, princípios, Decreto n.º5.622/2005 e tecnologias educacionais para EaD). 10 Educação especial e educação inclusiva (história, princípios, Lei n.º12.764/2012, Lei n.º 13.146/2015, políticas inclusivas, adaptação curricular e avaliação). 11 Ações afirmativas (sistema de cotasnas instituições federais – Lei n.º 12.711/2012 e Decreto n.º 7.824/2012 e Lei n.º 11.645/2008). 12 Programa Nacional deAssistência Estudantil (PNAES). 13 Projeto pedagógico institucional. 14 Projeto pedagógico de curso. 15 Planejamento e gestãoparticipativa. 16 Relação família – escola – comunidade. 17 Diversidade e inclusão (relações de gênero e etnicorraciais). 18Prevenção ao uso indevido de drogas
Nenhum comentário:
Postar um comentário